top of page
Buscar
  • Foto do escritormillabertier

Arte Ludicidade e Aprendizagem

Vamos iniciar compreendendo um pouco o que é arte. De acordo com o livro História da Arte, Priscila Farfam ( p. 13). A arte é uma área do conhecimento que dá compreensão sobre valor estético, estilos artísticos, cores, formas onde refletem aspectos do contexto social, econômico, político, religioso em que a sociedade vive e um determinado período.

“ A arte em sua forma une a mesma relação entre o agir e o sofrer, entre energia de saída e de entrada que faz com que uma experiência seja uma experiência. ”  Dewey (2010, p. 128).

Pensando neste conceito a contribuição da aula de artes para os estudantes, é fundamental pois facilita o desenvolvimento do cérebro cognitivo, sua imaginação, seu pensamento crítico, as habilidades motoras, entendendo a importância dessa última habilidade estar conectada com a ludicidade que envolve o brincar, jogar, cantar, dançar, fazer teatro, entre outros.

“ O jogo, o brinquedo e a brincadeira sempre estiveram presentes na vida do homem, dos mais remotos tempos, até os dias de hoje, nas suas mais diversas manifestações. ” (Oficina de Ludicidade, Simão de Miranda, p. 07).

Agora vamos falar então do conceito de atividade lúdica. São entendidas como prazerosas, por isso esse conceito se relaciona aos jogos, as brincadeiras, aos brinquedos na infância, portanto a arte em geral acaba associada ás atividades lúdicas.

Essa forma desenvolve a área cognitiva de forma muito mais prazerosa, “ ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano” (Revista Eletrônica, Pedagogia da Faculdades OPET- Dez 2015).  

Uma vez esclarecida a complementaridade de trabalhar a disciplina de artes de forma lúdica, independendo de qual matéria seja a expertise do professor encarregado da área de estudo, dado que a escola tomou a decisão de modificar sua estrutura que anteriormente era dividida por disciplinas e agora é por áreas, cabe ao educador também compreender a importância em aprender a reaprender, conscientizando-se da dimensão de integrar as atividades de artes com práticas lúdicas, para aumentar toda e qualquer possibilidade de aprendizagem dos seus alunos. Visto que pode apoiar em várias bases teóricas de estudiosos como: Jean Piaget, André Lampierre, Vygotski, Montessouri, etc...

A arte, além de todos os benefícios citados acima, também contribui para formação de identidade, da dinâmica, do raciocínio, para apurar a imaginação, obter experiências sensoriais com a leveza da aplicabilidade da forma lúdica. Com certeza todos esses benefícios auxiliarão no crescimento do aluno em todas as áreas do conhecimento na qual for inserido.

Fica aqui registrada a proposta pedagógica para atuação do professor, com ênfase nas atividades práticas relacionadas à arte e ludicidade.

Artigo: Ludmilla Dominique Bertier Rosa - FMU, 2024.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page